Estudo Prévio; Licenciamento.

As Casas Nas Alcobertas consistem em duas pequenas habitações unifamiliares localizadas no concelho de Rio Maior. A sua orientação foi definida com base em dois fatores: tanto os envidraçados como os espaços exteriores (pátio e varanda) deveriam ter privacidade face às construções envolventes, e teriam de se orientar para a Serra dos Candeeiros, onde a vista era mais agradável. Surgem assim estes volumes em L, paralelos entre si, mas desfasados, que fazem uso de uma cobertura ajardinada para melhor se integrarem na envolvente verde.

O orçamento contido, mais do que um problema, consistiu num tema de projeto, optando-se por isso por betão aparente nos tetos e afagado no chão, superfícies rebocadas e portas de correr compostas pos simples painéis deslizantes. Pequenas astúcias, como o “roupeiro” a consistir num espaço de cabides e prateleiras escondido pela mesma cortina que cobre o envidraçado do quarto, procuram fazer poupanças adicionais.

O resultado conseguido consegue ser, apesar destas restrições, acolhedor e apelativo, também em virtude do calor do vermelho escuro escolhido para caixilhos e carpintarias.