Pedro Fonseca Jorge | Arquitecto | Edifício de Escritórios e Pavilhão Industrial, Sintra (2013) - Pedro Fonseca Jorge | Arquitecto

Edifício de Escritórios e Pavilhão Industrial, Sintra (2013)

O projeto pretendia albergar uma unidade industrial que produziria um revestimento de fachadas que aliava a pedra natural à leveza, simulando grandes pedras maciças. O alçado pretendeu por isso fazer uso destas potencialidades, em que as aberturas corresponderiam a “blocos de pedra” extraídos de uma fachada aparentemente maciça.

O edifício possui uma planta triangular porque o lote onde se encontra é diagonal à estrada de acesso: assim conseguiu-se que a fachada do edifício de escritórios, que expõe o material produzido e as suas capacidades, ficasse defronte para a estrada.

Por dentro, uma zona em pé direito duplo pretendia ser o local de exposição do material produzido, expondo os diversos tipos de pedra utilizados, abrindo-se os envidraçados dos escritórios para este espaço, que para além das aberturas horizontais da fachada, seria também iluminado por um lanternim na cobertura.