Pedro Fonseca Jorge | Arquitecto | Casa na Benedita (2017) - Pedro Fonseca Jorge | Arquitecto

Casa na Benedita (2017)

A Casa na Benedita ocupa uma parcela num antigo loteamento cujo espaço havia já sido intervencionado no passado: apesar de todo o local possuir uma pendente muito acentuada com um declive no sentido diagonal do presente lote, este havia sido planificado, criando uma base estabilizada em notório contraste com os muros de sustentação circundantes.

A casa viria assim a desenvolver-se em três pisos, não apenas pela exiguidade do lote, mas também por que esta era a maneira de fazer os pisos habitáveis contatarem com as cotas superiores dos muros de sustentação e não terem as suas aberturas obstruídas por estes.

Cozinha e a sala de refeições puderam assim beneficiar de uma orientação sul mas principalmente conseguiram estar ao nível da cota do lote contíguo, igualmente propriedade do requerente, e onde futuramente se pretende localizar uma piscina e uma área ajardinada para usufruto da casa.

Acima deste piso social, encontram-se os quartos que, orientados também a nascente, conseguem ter uma vista do sol que se eleva sobre a Serra dos Candeeiros, sobre as coberturas dos prédios adjacentes.

Finalmente, pretendeu-se “sarar” a ferida causada pela cimentação do lote de implantação: em torno da casa será depositada terra, posteriormente ajardinada, de modo a simular as cotas originais do terreno e fazendo com que a casa se encastre harmoniosamente no seu entorno.